sábado, 23 de abril de 2011

Primeiros contatos com a sétima arte

Após anos portanto de leitura de revistas Set, mesadas gastas em ingressos nas primeiras filas, milhões de idéias de filmes doidos e a decisão de ser cineasta, vem a derradeira pergunta:
Ta, e agora?
Infelizmente nós aqui do Paraná não temos tantas opções assim. Na verdade, nós aqui no Brasil. Óbvio que há uma mudança consistente de um tempos para cá, no modo como se faz e ensina cinema aqui na terrinha, mas ainda somos precários na qualidade e quantidade de cursos oferecidos. Eu, portanto, fui em busca de um curso para aprender o be-a-bá.

Em Curitiba, terra querida onde moro e nasci, temos os seguintes cursos:

Luz, Câmera e Interculturalidade
Celin - UFPR
É um curso de um mês, sempre em Janeiro, com aulas de seg a qui das 18:30 as 22:10. Neste periodo o aluno entra em contato com o cinema mundial e as etapas da produção de um filme. Eu achei bem bacana, sendo que um dos professores deste curso era meu profe de História do ensino médio e uma amiga minha fez e gostou muito. Um investimento legal, mas só este curso é pouco para ingressar mesmo na área. Perdi este ano, mas ano que vem vou fazer!

Curso Prático de Cinema
Cinemateca de Curitiba
Este curso é uma parceria com a FCC e o Ministério da Cultura e é gratuito. São 30 vagas oferecidas e o interessado deve fazer uma prova de conhecimentos gerais de cinema para entrar. Cada módulo aborda um tema: história, teoria do cinema, roteiro, fotografia, som, direção, produção e edição. No final do curso a turma produz um curta-metragem. Super bacana! Vou ficar de olho nas datas e com certeza quero fazer.

Cinema Digital
Centro Europeu
Já faz um mês que faço esse curso e o tanto que eu ja aprendi sobre esse novo mundo neste pouco espaço de tempo é incontável. O curso é maravilhoso, super bem estruturado e os professores são todos profissionais da área e todos show de bola. A grade de estudos é grande e há muito o que fazer em um ano letivo! Estamos em nosso primeiro projeto e toda a minha equipe esta super empolgada por pegar na câmera e finalmente produzir um audiovisual. Super!

Graduação em Cinema e Vídeo
FAP - Faculdade de Artes do Paraná
É bem para entrar nesse ai que estou estudando - e muito. É a unica opção de uma graduação em Cinema aqui no Paraná... pena! Mas o curso parece ser ótimo e traz um embasamento teórico enorme ao profissional. A unica coisa que mata é que parte das aulas são ministradas em Quatro Barras, que é na esquina de onde Judas perdeu as botas com a Rua Perder de Vista. Fala sério! Parece que há um busão para levar a galera pra lá, mas ainda não esta confirmado para este ano. Mas se Deus quiser vou passar este ano e entrar na faculdade! Orgulho de mamãe.

Como estudante assidua que sou, vou estar sempre em busca de novos cursos e maneiras de aprender mais e mais. Porém é claro, o embasamento teórico é necessário, mas a prática constante é que leva ao profissionalismo.

Au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário